sexta-feira, 4 de abril de 2008

Tudo isto me confunde. É esta a democracia que queremos? O fenómeno americano de violência nas escolas já chegou a Portugal?

Procurador diz que há alunos aconselhados pelos pais a levarem armas para a escola. Depois do encontro que manteve com o presidente da República, Cavaco Silva, Pinto Monteiro disse que "há alunos levam pistolas de 6,35 e 9 mm para as escolas... para não falar de facas, que essas são às centenas". "Quando não são os pais que dizem aos filhos para levarem a sua pistola para a escola para se defenderem", contou o Procurador, preocupado com a "impunidade" que se vive nas escolas e no país. Questionada sobre se entendia que Pinto Monteiro tinha sido alarmista, a ministra retorquiu simplesmente: "Isso não comento". A ministra deu a mesma resposta quando inquirida sobre se concorda com a criminalização deste tipo de situações violentas: "Não comento esse assunto". Quanto ao que o Ministério pensa fazer para combater este problema, Maria de Lurdes Rodrigues respondeu: "Não é o que pensa fazer, é o que está fazer, o que já vem fazendo há muito tempo". Uma das apostas é, "desde logo, melhorar o sistema de observação que permite hoje ter um conhecimento muito próximo, quase diria, no momento, das coisas que estão a acontecer nas escolas, podendo evidentemente apoiá-las na solução desses problemas". Quem intervém em primeiro lugar é a escola, "através do coordenador de segurança", seguindo-se a "Escola Segura", através dos agentes policiais destacados para o efeito. Entretanto, Pinto Monteiro apelou aos conselhos executivos das escolas e aos professores para que denunciem todos os casos de agressões praticadas dentro dos estabelecimentos de ensino, actos que configuram um crime público.

2 comentários:

Ana Camarra disse...

Eu cá não quero, também não quero muita coisa que estes governos que não escolhi me impingem.
Tenho dias em que acordo anti-democrata.
Como mãe e ex.Presidente de uma Associação de Pais btudo isto me deixa muito apreensiva em relação ao futuro e aos valores e estão a ser transmitidos.
Gostei do seu blogue.
Também gostei muito de ir ao Egipto em 2005 espero lá voltar.

Isabel Victor disse...

Isto é realmente aflitivo.

Uma cadeia de absurdos ______________________

de

incompreensões




Beijo Ana

( a foto de lá de cima é soberba - a grande mesa de comensais )