terça-feira, 30 de junho de 2009

Morreu Pina Bausch

Li a notícia e fiquei triste, era uma coreógrafa que eu admirava muito. Não tive oportunidade de a ver actuar em Lisboa, mas via-a no filme de Pedro Almodóvar, Fala com Ela e adorei. Tal como a Martha Graham, ela revolucionou a dança contemporânea. O contributo que ambas deram foi fundamental para que a dança acompanhasse as movimentações artísticas que se operaram noutras artes performativas e não só.

«Philippine Bausch, mais conhecida como Pina Bausch(Solingen, 27 de julho de1940 Wuppertal, 30 de Junho de2009), foi uma coreógrafa,dançarina, pedagoga de dança e diretora de balé alemã.

Conhecida principalmente por contar histórias enquanto dança, suas coreografias eram baseadas nas experiências de vida dos bailarinos e feitas conjuntamente. Várias delas são relacionadas a cidades de todo o mundo, já que a coreógrafa retirava de suas turnês idéias para seu trabalho.

Entre os seus temas recorrentes estavam as interações entre masculino e feminino - uma inspiração paraPedro Almodóvar, em cujo filme, Fale com ela, Pina aparece em uma bela sequência de dança.

Foi diretora da Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, localizada em Wuppertal. A companhia tem um grande repertório de peças originais e viaja regularmente por vários países.» Este texto foi retirado da Wikipédia

3 comentários:

gaivota disse...

dançarina espectacular!
uma perda irreparável...
beijinhos

Ilidio Soares disse...

uma lágrima...uma longa e comprida lágrima..

mariab disse...

uma enorme perda. como a de todos os criadores de beleza.
beijos