quarta-feira, 10 de junho de 2009

Comemorações do dia 10 de Junho


As comemorações cairam na banalidade e as medalhas atribuidas também. Sou realmente uma personagem que é hipercrítica e às vezes gostava de ser diferente mas é impossível com aquilo que vejo.
As medalhas deviam ser atribuidas a pessoas que contribuiram decisivamente para o enriquecimento de Portugal, a qualquer nível. Deviam ser atribuídas numa idade que marcasse um longo percurso na vida e que fossem verdadeiramente reconhecidas pela sociedade. Pessoas que tivessem contribuido para a descoberta da cura de doenças com projecção a nível internacional, pessoas que tivessem contribuido no domínio das artes e das letras com prémios internacionais, pessoas que tivessem contribuido feitos heróicos que honrassem o nome de Portugal. Deviam também ser condecoradas as pessoas anónimas que nas suas terras ao longo da vida contribuiram para o bem de estar dos outros.
Mas o que é que vejo? Jovens que em vez de receberem medalhas de mérito ou da cidade e depois seguindo o seu percurso se dê uma condecoração pelo desempenho ao longo da sua vida, não, dá-se logo uma condecoração, eu tenho visto isso ao longo dos anos. As condecorações e também as medalhas de honra dos concelhos (essas com cariz político) banalizaram-se através dos tempos. Além disso existem os proponentes que se tornam grandiosos aos olhos dos condecorados e ainda há as pressões e os conselhos ao ouvido do poder, enfim muita coisa vai mal neste reino e não há dúvida que só as associações de cidadãos e cidadãs de boa vontade podem salvar isto. Desta vez o Presidente Cavaco Silva não irá ter o lapso do «dia da raça» porque alguém já lhe deve ter dito: «Espero que um dia as pessoas se convençam que há apenas uma raça, a raça humana, da qual todos somos membros.Margarett Atwood, escritora canadinana»

2 comentários:

gaivota disse...

apesar de tudo... minha amiga, é o dia da raça, dia de Camões, dia de todos dizermos bem alto VIVA PORTUGAL!
beijinhos

Ilidio Soares disse...

Não sei, sinceramente, de onde vem esse costume. Nas artes, principalmente. Mas me incomoda também.abçs