terça-feira, 20 de abril de 2010

Gosto de coleccionar tinteiros














Conheço muitas pessoas que gostam de coleccionar objectos: galinhas, porcos, elefantes, patos, pintura, caixas de fósforos, escultura, ourivesaria, pedras, etc., etc., etc., eu estaria aqui uma boa meia hora a falar da vida de um coleccionador. Eu e o meu marido coleccionamos muita coisa, de forma avulsa, mas há uma colecção que levamos a sério: a dos tinteiros. Adoramos tinteiros e é uma colecção que não aumenta muito, porque os tinteiros acabaram já há muitos anos e hoje é a esferográfica que impera. Gosto de coleccionar tinteiros e objectos ligados a ele, canetas de aparo, suportes para essas canetas e todos os tinteiros que têm a ver com as mais variadas escritas.
Um tinteiro é para nele ser colocada a tinta, óbvio, mas a tinta e o aparo transformaram muita coisa na humanidade, passaram-se com eles salvo-condutos, declaram-se guerras, fizeram-se tratados de amizade e cooperação importantes na história da humanidade. No campo afectivo escreveram-se cartas de amor, cartas com notícias tristes ou alegres. escreveram-se também maravilhosos romances e poesias e partituras de grandes áreas de ópera ou sinfonias de autores famosos.
Enfim lembrei-me disto porque a Mina que é uma querida pediu a uma amiga dela, a Luísa que me oferecesse um tinteiro que ela tinha lá em casa dos anos setenta, castanho, com o respectivo mata borrão, fiquei radiante, já são mais de vinte as peças que eu tenho coleccionadas e vou colocá-las aqui para os meus amigos e amigas online verem.

1 comentário:

Jelicopedres disse...

Olá Ana.
Gostei imenso dos seus tinteiros. São peças lindas, já fora do nosso quotidiano é verdade, mas, nas mãos de quem aprecia estes objectos.
Também tenho alguns, (poucos) e respectivas canetas com aparo, assim como o mata-borrão.
Faço colecção de chávenas de café, antigas e de bonecas, que vou trazendo de paísese que visito (outras, trazem as amigas...);
Gosto!!!

Beijinho para si
Teresinha