segunda-feira, 11 de maio de 2009

Pensamentos tenho ao romper da aurora

Até parece o início de uma canção alentejana mas não é. São sete da manhã e não tenho sono porque ontem finalmente conheci no programa «Prós e Contras» as treze famigeradas cabeças de lista ao Parlamento Europeu. O número treze é sempre um número especial. O número treze é um número fechado e a décima terceira lâmina do Tarot representa a Morte, morte no sentido de extinção para uns, renascimento para outros.
O que discutiram foi sobretudo questões internas e não fiquei a saber as verdadeiras ideias e o que é que eles vão querer fazer lá, no Parlamento, concretamente para melhorar Portugal. Também fui informada que há vários milhões que estão a ser desperdiçados, que não são utilizados no nosso país e que há soluções fantásticas para combater a crise; os doces da avó e a carrinha dos velhinhos.
Abordou-se ligeiramente a questão dos recursos e a sua potenciação; humanos, hídricos, eólicos etc e a questão das pescas e da agricultura, mas não compreendi que soluções vão defender.
Os tais fundadores da União Europeia «numa Europa ferida pela guerra», repectivamente França e Alemanha, mandam nos mais pequenos e mais pobres e o que eu vejo é uma constante sujeição aos ditames desses países.
Quanto aos cabeças de lista, o Miguel Portas tem bilhete comprado de forma vitalícia, tal como a Ilda Figueiredo e a candidata da lista do Vital Moreira, Elisa Ferreira, acho de um grande descaramento dizer que vai estar nas duas listas, à Câmara do Porto e ao Parlamento Europeu, será que não há mais ninguém?? Tudo isto me entristece. Os do CDS e do PSD, ontem pareciam o Dupond e Dupond, foi quase constante nos seus comentários «Eu diria mais».
Ouvitam-se palavras como «muita solidariedade, muita partilha, muito tudo» que concerteza vão ter o seu efeito nas decisões do Parlamento Europeu, espero que qualquer coisa saia como ontem gritava a Carmelinda Pereira, essa minoria activa há trinta anos, também com bilhete vitalício de minoria, tal como o seu colega do MRPP. O Humanista e o outro contra as emigrações, nem me lembro do que disseram.
O que eu vi objectivamente foi um grupo de esquerda estafada, outro grupo de direita requentada em micro-ondas, sejam já existentes ou recém-chegados. Tive mesmo vontade de abrir a janela e gritar «Volta D. Duarte, estás perdoado».

3 comentários:

Ana Camarra disse...

Por essas e outras não vejo o Prós e Contras entre outros.

Tem calma.

Beijos

Pé na estrada disse...

Pois eu era para ver, mas esqueci-me. Não sei se foi o meu inconsciente que me pregou uma partida, ou se eu já esperava um debate sem soluções e o meu cérebro conscientemente decidiu esquecer-se... Aproveitei o seu link e fui ao site da Laur Alv. Assim consegui ver a última declaração da sra, bem como ler os comentários do blog. A juntar as várias peças e hoje discutindo este tema ao almoço, já percebi que...
...não perdi nada, nem o sono como a Ana.
Continuo sem saber em quem votar, acho que vou ter que ir aos sites dos vários partidos ver que programa eleitoral apresentam eles para uma Europa mais unida e mais ligada aos cidadãos.
Votos de uma noite sem insónias!!!

Ilidio Soares disse...

De fato nós brasileiros herdamos direta e fundamentalmente o sebastianismo. Excetuando-se o parlamento europeu, as eleições aqui deixam-nos muito parecidos. Bastante parecidos. bjos