sexta-feira, 8 de maio de 2009

Perspectivas

A minha rua é uma aldeia,
tem dez casas e outras tantas de árvores,
mas é diferente das aldeias,
daquelas a que eu chamo aldeias.
É uma rua pequena, mas ninguém se conhece,
todos vivem nas suas casas
e murmuram com sons incompreensíveis
a saudação.
Há muitos cães como nas aldeias,
mas estão fechados de dia
e à noite aparecem ferozes junto aos portões.
Todos os jardins estão arranjados de igual modo,
com anões, cogumelos de loiça a enfeitá-los,
como no filme da Amélie Poulain.
Eu tenho uma pequena horta, mas pensava que era a única,
até que o velho vizinho do lado, que eu nunca tinha visto
me veio oferecer limões, tomates e ovos.
Afinal somos dois os aldeões,
eu dei-lhe umas garrafas de vinho
e coentros, ele disse-me obrigada
e plantou-me dois limoeiros no jardim.
Agora tenho rosas e limoeiros, alfaces e gerbérias,
cactos, pepinos e coentros,
salsa, hortelã, jasmim, hortenses e ameixas,
beringelas, tomates, buganvílias e courgettes,
larangeiras, esterlícias, malmequeres e outras plantas verdes.
O meu vizinho olha o meu jardim com um olhar admirado,
«está tudo um pouco misturado», diz baixinho,
«a minha horta é num terreno longe daqui, assim nunca vi»,
afinal sou mais aldeã do que ele,
mas sou uma aldeã contemporânea,
a ideia é o mais importante e mesmo que não esteja tudo alinhado
e perfeito é a minha ideia concretizada e original.
Só que não tenho nem quero ter anões, cães e cogumelos de loiça,
seria uma afronta para a minha cadela e para os melros,
que fizeram ninho no meu jardim/horta.
Tenho uma coisa em comum com os meus vizinhos,
o oceano, o azul ao longe no fundo da nossa aldeia.

Anad

4 comentários:

Ilidio disse...

Cheiros, como eu adoro odores táteis. Como eu amo poesia que me levam a eles. Meus odores, táteis. abçs

mariab disse...

gosto dessa ideia de ser uma aldeã contemporânea. gosto dos aromas do teu poema.
beijos

gaivota disse...

que interessante! eu vivo numa aldeia na zona de loures... toda a gente se conhece, excepto eu, que conheço pouca gente... mas todos me/nos conhecem, não sou muito de rua ou cafés!
apenas na nazaré, aí sim, somos todos uma família à beira mar!
bom domingo
beijinhos
(os meus coelhinhos vivem à solta num quintal ainda grandinho...)

Diogo disse...

A minha aldeia é na vertical com nove andares. Nem sequer conheço os aldeões do meu andar.