sábado, 7 de novembro de 2009

Castelo Branco está bem e recomenda-se.


Fomos muito bem recebidos pela Directora do Museu Francisco Tavares Proença, é uma pessoa encantadora. O museu necessita de uma profunda remodelação em termos de imagem e ela também o deseja, aguardando uma melhor ocasião. O tema do encontro foi sobre as colchas de Castelo Branco, a discussão foi muitíssimo interessante, conheci a Ana Pires que tem feito um levantamento espectacular das colchas de Castelo Branco por todo o nosso país, o trabalho de terreno é importantíssimo. A minha amiga Luísa levantou hipóteses muito interessantes e eu aprendi tanto, tanto, que fiquei muito grata à Luisinha por me ter convidado assim como à Directora do museu me ter recebido. Vou ficar a trabalhar com a Ana Pires e com a Luisa Arruda e penso que vamos fazer um excelente trabalho. A investigação é viciante e muito gratificante, descobrir dados novos, produzir um discurso novo é um dos grandes objectivos dos investigadores. Comprei um cravinho bordado com ponto de Castelo Branco e deram-me livros preciosos.
Depois de ter passado dois dias na Beira Baixa, hoje dei uma volta pelo Ribatejo, com dois elementos da direcção da Associação Cultural Emanuel Correia, associação essa que promove e realiza todas as viagens que eu faço. Hoje andámos por Samora Correia, Benavente, Vila Franca de Xira e Vialonga. Vim carregada de livros e com os olhos e ouvidos cheios de outros saberes. Esta visita preparatória do dia 5 de Dezembro vai satisfazer de certeza o grupo, farei o relatório como sempre.

Sem comentários: