sábado, 21 de novembro de 2009

Estávamos 11 à mesa...


Hoje iniciei os almoços de inverno já dentro de casa. Eramos 11 à mesa, com o grupo das viagens e com uma grande amiga, Laura Cesana, uma notável pintora que tem obras espalhadas pelo mundo inteiro. Ofereceu-me mais uma das suas pinturas e nela desenhou um símbolo que quer dizer «força da natureza» em cabalistica. Na dedicatória disse que este símbolo me representava. É interessante como algumas pessoas me vêem, eu sei que sou corajosa e tenho muita energia positiva, mas às vezes estou tão frágil, tal como aquele poema do Jorge Palma «Frágil /Esta noite estou tão frágil?/ Frágil /Já nem consigo ser ágil.»
A conversa fluiu e a tarde foi muito animada. São bons estes convívios, esta relação com pessoas positivas que gostam de nós. A minha filha mais velha cantou para todos e foi um momento muito emocionante. A voz dela continua linda.
Os almoços com amigos só vão ser retomados em Janeiro. Até lá há mudanças de casa de dois dos meus filhos, os dois do meio vão viver para umas casas muito bonitas, além disso vai haver apoio nas pinturas na casa da minha filha mais nova e na do meu filho mais novo, pois vai alugar uma casa de que ele é proprietário e que é pequena demais para quem tem já a família aumentada. Até ao fim do ano vai haver muito trabalho familiar pela frente.
Os festejos de Natal tal como aconteceu com a Francisca quando ela bébé, vão ser em casa dos meus filhos para as crianças não sairem à noite, mas vai ser só este ano, para o ano já andam e tudo volta ao normal e será certamente em minha casa, como é habitualmente. Conto passar a noite de Natal em casa da minha filha mais nova e o dia na casa do meu filho mais novo, no dia 26 vou para uma casa de campo que os meus cunhados têm fora de Lisboa, passar o dia com a minha sogra e a irmã dela velhota. A 27 se tudo correr bem parto para Paris e só volto em inícios de 2010, eu o meu marido e a minha filha mais velha. Vamos para casa de uma grande amiga, desanuviar um pouco, ver exposições, passear, encontrar pessoas amigas, sair um pouco deste país que está também frágil. As nomeações que têm sido feitas para cargos no âmbito da cultura é de bradar aos céus, mas não vale a pena, é melhor ir para Paris.

1 comentário:

tulipa disse...

Também eu, às vezes, estou tão frágil. Hoje é um dia desses. Bem preciso que alguém me "aqueça a alma", pois está gelada!!!

Eu digo:
Diário de uma infeliz
Habito.
Moro.
Sonho.
Mas o Mundo não é justo
nem está melhor.

Mais uma exposição de fotografia
inauguração às moscas
as pessoas não aparecem
mas, continuam a ir aos molhes
aos lançamentos de livros...
Porque será?
As minhas fotos de nada valem?

ACREDITE, não é inveja, apenas uma enorme tristeza dentro de mim...

Votos de bom domingo.

Convite: venha dar uma espreitadela à 1ª foto das minhas mini-férias em Paris; o belo ARCO DO TRIUNFO. Aguardo que diga de sua justiça sobre a foto.

Abracinho amigo.

Nota:definitivamente vou desistir das fotos e das exposições.